terça-feira, 19 de junho de 2012

www.profrodrigovicente.com



OBESIDADE E O BALANÇO ENERGÉTICO



A obesidade é uma situação séria e que diz respeito a saúde pública. O acumulo excessivo de gordura, particularmente na região infra-abdominal, está associado a um maior risco de inúmeras doenças crônicas, incluindo hipertensão, doença coronariana e diabetes tipo II, e a uma expectativa de vida reduzida e mortalidade precoce. A obesidade ainda representa uma sobrecarga significativa para a economia por aumentar as taxas de utilização da assistência de saúde e os custos associados.

A obesidade é causada por uma complexa interação entre fatores energéticos e ambientais. Digamos que a causa da obesidade se dá por um balaço energético positivo cumulativo. O balanço energético é determinado pela diferença entre a ingesta energética(quantidade de alimento calórico ingerido) e o dispêndio de energia(gasto de calorias). 


Portanto ocorre o aumento de gordura, quando a ingesta energética ultrapassa o dispêndio energético(balanço energético positivo) e haverá a perda de gordura quando ocorre o oposto, quando o gasto calórico é maior que o consumo(balanço energético negativo), ou seja, deve-se aumentar o gasto energético e diminuir o consumo de calorias. Mas isso na pessoa obesa não é tão fácil assim, por isso deve-se encorajar primeira mente a não ganhar mais peso mantendo-o estável, e também a seguir uma perda de peso gradual porém permanente,a longo prazo. 

Enfatizar ainda a saúde do indivíduo, e que não é necessário um peso ideal para obter benefícios a esta saúde, pois já se sabe que uma redução ponderal (de 5% a 10% do peso corporal), estão associados a reduções clinicamente significativas na pressão arterial e com aumento na sensibilidade a insulina. O meio ambiente moderno está impulsionando a atual epidemia de obesidade por favorecer o comportamento sedentário e o consumo excessivo. Com isso a atividade física(dispêndio calórico) aliada a uma boa nutrição sadia(consumo controlado de calorias) formam a base da prevenção e do tratamento da obesidade.



Fonte: American College of Sports Medicine


LEMBREM SEMPRE!

"EXERCÍCIO FÍSICO SÓ COM A ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E/OU FISIOTERAPEUTA (EM CASO DE REABILITAÇÃO), E ALIMENTAÇÃO SÓ COM O NUTRICIONISTA OU O MÉDICO NUTROLOGO, TODOS DEVIDAMENTE REGISTRADOS EM SEUS CONSELHOS"


Espero ter contribuído com esta informação a todos!
um forte abraço e até a próxima postagem

RODRIGO VICENTE - cref. 036117-G/RJ


PARCEIROS: